segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

38 semanas, uma espera sem fim!

Olá amigas, sei que fiquei fora por várias semanas, mas é que essa fase final não é muito fácil, estou tendo muitas dores e minha barriga está enorme o que dificulta minha locomoção e gera um cansaço absurdo.
Está fase é muito contraditória, pois todas as noites sonho que o JR nasceu cada vez de um jeito e em condições muito diferentes, estou quase explodindo de curiosidade para ver a carinha dele, é tanto amor que choro a toa e fico o tempo todo focada nele, mas por outro lado é tanto medo de tantas coisas que tem horas que quero sumir, tenho medo de não ser uma boa mãe, de algo dar errado, de não conseguir ter um parto tranquilo, de não saber o que fazer quando ele estiver fora da minha barriga.
Durante toda gravidez eu procurei ler muito e obter todas as informações que podia em busca de ter algo melhor para mim e principalmente para o JR e não tive dúvidas de que o parto normal é a melhor alternativa no caso de uma gestação como a minha que não apresenta problemas e que o bebê está se desenvolvendo tão bem, mas infelizmente percebi que não basta a mãe decidir o que é melhor, tem toda uma cultura envolvida onde os profissionais da saúde se quer escutam quando você diz que quer parto normal, eu digo isso ao meu obstetra em todas as consultas e toda semana ele tenta marcar a cesariana, ai eu pergunto se tem alguma coisa que inviabilize o parto normal no meu caso e a resposta é sempre não, então eu me pergunto: PARA QUÊ FAZER UM CESÁREA SE DÁ PARA SER NORMAL??? Meu Deus, tudo isso me parece tão absurdo, qualquer literatura médica diz que o parto normal é melhor, toda mulher que já teve os dois partos disse que o normal é melhor, então me digam pra que fazer o pior? Será que ninguém pensa que estamos lidando com uma vida que está vindo ao mundo? Será que a comodidade para pais e médicos é mais importante do que a saúde do ser que vai nascer? É uma inversão de valores tão grande que fico apavorada só de pensar... hoje as mães não amamentam para não cair o peito, para não acordarem a noite, para não terem trabalho e ai eu fico pensando o que é ser mãe? Cadê a doação, o amor incondicional e tudo mais que ser mãe possa significar? Que mundo estamos criando para nossos filhos ou pior que filhos vamos colocar no mundo, onde os valores individuais são mais difundidos que o coletivo, onde é cada um por si e o resto que se vire... uma mãe que marca cesárea para escolher o dia, arrumar o cabelo e ficar linda na foto do parto não pode ser levada a sério... não deve saber ler ou pior se fechar tando em seus conceitos que não é capaz de pensar por si só e buscar saber o que é melhor para o bebê que neste caso deveria ser o centro das atenções e o foco principal de tudo.
Ao contrário do que possa parecer, não sou contra cesárea, acredito que ela salve muitas vidas quando necessária, mas sou terminantemente contra o uso desenfreado deste método para trazer ao mundo seres indefesos que correm até risco de vida por não nascerem na hora que deveriam nascer. Eu tenho encontrado muitos obstáculos para fazer o parto normal e até que ele aconteça não sei se acredito que será possível, pois os médicos, o hospital e quase todos da área de saúde parecem ter esquecido que este método de nascimento existe.
Eu pedi ajuda ao meu marido e espero conseguir um parto normal, saudável e feliz para o JR, pois é só ele que importa e quero que todas as escolhas desde o seu nascimento sejam visando o seu melhor.
Sei que o texto hoje foi meio pesado, mas é um desabafo de uma mãe de primeira viagem cheia de angústias e dúvidas dias antes de seu bebê nascer... espero que o próximo post possa ser mais alegre.

Beijos e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário