sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Confie no seu médico!

Uma das coisas mais importantes que descobri na gestação é que todo mundo tem uma história para contar e um palpite para dar...por isso é muito importante confiar no seu médico e pedir que ele te ajude a filtrar as informações, pois caso contrário você pode enlouquecer com tudo que irão te dizer.

Coisas básicas que aprendi são:

- Os três primeiros meses são os que mais exigem atenção, mas não são um bicho de sete cabeças, basta tomar alguns cuidados como não fazer nenhum esforço abusivo e estar sempre atenta aos sinais do seu corpo, notando qualquer mudança avise seu médico! Nesse período podem surgir enjoos, excesso de salivação, cansaço, muito sono, dor nos seios, aumento dos seios, pequenas cólicas, choro mais frequente entre outras coisas, mas nada que possa te desesperar e acredite: Tudo isso passa! Caso você não tenha esses sintomas, também não se preocupe, pois aprendi conversando com outras grávidas que cada uma sente de um jeito totalmente diferente da outra e isso é muito normal. Eu perdi peso no início e não cheguei a vomitar, mas tinha um sono absurdo e salivava tanto que quase babava nas pessoas, já minha amiga que está de duas semanas a menos que eu, vomitava tanto que não conseguia trabalhar e mesmo assim não emagreceu ou seja na gestação nada é absoluto, cada corpo responde de uma maneira e as coisas fluem, podem até seguir um padrão, mas com alterações perceptíveis de pessoa para pessoa.

- Outra coisa que aprendi foi não dar ouvido a tudo, pois nessa fase existem muitos mitos e muitas coisas trágicas que as pessoas fazem questão de divulgar, coisas que nem sempre são verdades e só servem para apavorar mães de primeira viagem como eu. O importante é fazer todos os exames que seu médico pedir, controlar a alimentação para que o bebê se desenvolva bem e seguir o pré-natal a risca do resto a vida se encarrega.

- Tenho muita dificuldade para respirar, isso ocorre independente da gestação, então como quero ter um parto normal, busquei a Yoga e estou fazendo desde o terceiro mês o que é maravilhoso, pois sinto meu bebê durante as aulas e sempre saio renovada, a cada aula me sinto mais pronta, mais mãe se é que isso é possível!

2 comentários:

  1. Olá Mónica :)
    Espero que dê tudo certo com o seu bebe!! Também estou grávida (30 semanas) e concordo com tudo o que escreveu...só não faço yoga :)
    Beijinho e felicidades!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra,
    Fico feliz que tenha gostado, estou muito animada com o blog... acho que vai ser muito bom trocar informações com outras mães e poder contribuir e receber informações! Beijos

    ResponderExcluir