sábado, 5 de novembro de 2011

Pensando sobre o parto!

Estou com 25 semanas e tenho pensado muito sobre o momento do nascimento do JR, ele tem mantido contato constante comigo fazendo uma baguncinha gostosa na minha barriga e não posso deixar de imaginar como será seu nascimento.

Sempre pensei que o parto normal é o mais adequado e acho que ainda penso, mas são tantas possibilidades que fico perdida sem saber o que é melhor para o JR, pois disso não tenho dúvida, o importante é ser melhor para ele, pois para mim qualquer um deles vai acontecer e passar, mas ele receberá influências para o resto da vida devido ao parto, então, busco o melhor...mas o que é melhor?

Fala-se muito em parto humanitário, em parto em casa, de cócoras e os mais comuns que são o normal e a cesariana, a única certeza que tenho é que cesariana só em último caso, só se houver algum problema que prejudique o JR, pois tudo é mais dificil após uma cesariana, amamentar é mais difícil, o corpinho dele não é estimulado como deveria e ele muitas vezes não "sabe" que vai sair e enfrentar o mundo o que gera um trauma, mas ao mesmo tempo sei que pode ser necessário por questões médicas. Achei esse vídeo  muito interessante e resolvi compartilhar.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=3B33_hNha_8

Ao ver esse vídeo no You Tube pensei muito sobre meu parto e como quero que ele seja, tenho tantas idéias sobre isso, penso tanto no quanto a posição de cócoras é mais natural e mais fácil devido a força da gravidade, mas ao mesmo tempo tem toda nossa cultura que nos ensina desde sempre a querer hospitais, UTI neo-natal e tudo mais que possa nos salvar, mas nos salvar de quê? Não estamos doentes, muito pelo contrário eu o JR estamos ótimos e vamos ter a vida, a vida dele vindo de forma linda e tranquila é o que esperamos, então, por que pensar no pior? Mas como não pensar com tantas informações adversas e tantas pessoas dizendo coisas trágicas e crianças morrendo por falta de cuidados, embora eu nunca tenha ouvido dizer que tal pessoa teve o filho em casa e morreu ou o bebê morreu, pois acho que isso é muito bem pensado e tratado no pré-natal junto ao médico. O que ouço a toda hora é que pessoas passam horas em trabalho de parto em hospitais ou que não tiveram recursos ou que tal médico foi negligente e coisa e tal, mas como nos livrar de 31 anos de medos e culturas da modernidade e assumir que queremos ter nosso filho de uma forma mais natural e tranquila para ele, sem me preocupar se minha bexiga vai cair ou se minha vagina vai demorar para voltar ou coisas do tipo, afinal ser mãe é isso: querer o melhor para nossos filhos!

Só sei que essas coisas têm me atormentado, pois são tantos ideiais e tantos medos entrelaçados que não sei o que fazer, sei que em fevereiro o JR vai chegar e vou precisar ajuda-lo a vir da melhor forma possível, pois eu o amo e não quero que sofra traumas ao nascer!

Vou ler mais a respeito e se alguém puder trocar suas experiências eu agradeço, pois com certeza esse tema ainda voltará muito no blog até ser resolvido e esclarecido para o nascimento do JR.

Um comentário:

  1. Olá Monica :)
    Como sabe ainda não tenho experiência em relação a essa matéria, o meu Miguel ainda não nasceu...
    Apenas posso dar a minha opinião, e realço desde já que respeito qualquer decisão, que a futura mãe faça!
    Também já pensei e muito em relação ao parto. A única coisa que tenho a certeza, é que quero que ele nasça num hospital, esta é a minha convicção!! Penso que numa unidade de saúde terá todos os cuidados necessários, caso sejam precisos. Terei um obstetra, enfermeiras parteiras, pediatra, neonatologia (se for necessário)...
    Boa sorte para a sua tomada de decisão :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir